Não basta apenas contar com um bom sistema em sua empresa, é preciso adotar uma estratégia para usá-lo e gerar resultados

Relacionamento é a palavra-chave que se tornou um divisor de águas para as empresas em um cenário tão competitivo quanto o que enfrentamos atualmente.

Independentemente do segmento, é fundamental ter uma estratégia precisa para se destacar e alcançar resultados.

É por isso que uma das estratégias que mais vem sendo usada por gestores e equipes de vendas é a de CRM. Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia que coloca o cliente como principal componente da venda, trabalhando a construção do relacionamento ao longo de todas as etapas do processo comercial.

Além disso, CRM também dá nome a uma ferramenta que automatiza e organiza a gestão das ações de relacionamento.

Para saber qual a importância do CRM e como essa visão pode ajudar o seu negócio, não basta apenas contar com um software: é preciso adotar a estratégia e entender seu impacto nos resultados. Confira!

Entendendo a importância do CRM para seu negócio

Plataformas de CRM são conhecidas no mundo empresarial como softwares que servem de apoio para colocar em prática a estratégia que leva o mesmo nome. Mas, apesar de estarem se tornando cada vez mais conhecidas, muitos gestores ainda não entendem como podem se beneficiar do uso de um CRM em suas empresas.

Antes de entrar em detalhes sobre a ferramenta, é importante entender que implementar um CRM na empresa significa fazer mudanças no seu processo comercial, na cultura da sua empresa e na forma como seus vendedores abordam clientes diariamente.

Na verdade, é preciso incorporar uma cultura de CRM às rotinas, como falamos amplamente no post Cultura de CRM: o que é e como introduzir na sua empresa.

Dito isso, fica claro que um CRM de vendas é uma ferramenta que vai auxiliar no processo de abordar, atender e satisfazer seus Leads e clientes. Listamos os 4 principais pontos que tornam um software de CRM uma aquisição essencial para seu negócio crescer e se destacar da concorrência:

1. Organização e Histórico

A falta de um CRM pode levar vendedores a perderem registros, prazos e acordos, comprometendo a venda e a experiência do cliente. A dependência da memória dos vendedores é arriscada, afetando o ciclo de vendas e a satisfação do cliente. Um CRM, como o RD Station CRM, organiza e registra atividades, personaliza o funil de vendas, gerencia o status das oportunidades, lista tarefas e controla agendas. Ele também permite registro em tempo real durante chamadas, melhorando o fluxo do processo comercial.

2. Centralização de informações

Um dos maiores benefícios dos sistemas de CRM é a centralização das informações, favorecendo tanto vendedores quanto gestores. Métodos como planilhas são pouco escaláveis e confiáveis devido à inconsistência e risco de perda de dados. Um bom CRM facilita o acesso a dados do cliente, anotações, trocas de e-mails e acordos, além de organizar dados de performance para análise gerencial. Hospedado na nuvem, o CRM não depende de uma máquina específica e, em vendas de campo, a versão móvel agiliza o registro de informações.

3. Conhecimento sobre o cliente e também da equipe

O CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) é essencial para conhecer profundamente os clientes e desenvolver um relacionamento efetivo. Além de nome e telefone, é necessário coletar informações detalhadas sobre preferências, problemas e histórico de interações. Isso ajuda a ganhar confiança e fidelizar clientes. O CRM permite que vendedores tomem notas úteis e reconheçam padrões baseados no Perfil de Cliente Ideal (ICP), formulando propostas e estratégias eficazes. Além disso, o CRM gera dados de performance, como número de oportunidades, negócios fechados, tempo médio de vendas, quantidade e duração de ligações, e ticket médio. Avaliar esses dados é crucial para identificar discrepâncias na performance dos vendedores e resolver possíveis problemas no processo comercial.

4. Fidelização de Clientes

Fidelizar clientes é fundamental e frequentemente mais fácil do que conquistar novos. Um CRM ajuda a registrar informações que permitem criar ofertas direcionadas para recompra, cross-sell ou upgrades, aproveitando o relacionamento existente. Além disso, o CRM facilita o desenvolvimento de programas de indicação, incentivando clientes a recomendarem amigos e familiares por meio de comunicações segmentadas.

Escolhendo um bom CRM

Agora que você entende a importância do CRM para controlar o processo comercial e otimizar os resultados, é preciso escolher a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades.

Escolher seu CRM não é uma tarefa simples, mas você pode seguir algumas dicas práticas:

Utilidade: é isso que você busca em um CRM. Não adianta ter inúmeras funcionalidades que são difíceis de usar ou que não se adaptam à sua realidade. Escolha uma ferramenta personalizável, com aplicações fáceis de utilizar e que façam sentido para o seu processo. Assim, o ideal é que seja integrável às demais ferramentas que você já utiliza na empresa.

Acesso: como falamos há pouco, o acesso ao CRM precisa ser fácil e rápido. Prefira ferramentas online, com armazenamento em nuvem e, se possível, com boa usabilidade mobile.

Benefícios a longo prazo: com o uso do CRM, a tendência é que seus negócios se desenvolvam e a empresa alcance novos patamares de crescimento. Com isso, o time Comercial pode crescer e a ferramenta precisa acompanhar essa evolução. Escolha um CRM que possa se adequar a novas configurações de equipe, tamanho de time, variedade de ofertas, etc.

A importância do CRM vai muito além de ser uma ferramenta para automatizar funções. O foco aqui é na melhoria de processos, no desenvolvimento da empresa e dos times, no alcance das metas e do crescimento que toda companhia sonha.

Por isso, ao escolher um CRM, tenha em mente que além de aprender a utilizar uma ferramenta, será preciso um trabalho conjunto de todos os envolvidos no Comercial para colocar em prática uma estratégia de relacionamento com Leads e clientes.

Para dar o primeiro passo nesse processo, você pode contar com a Intergalática para conhecer RD Station CRM, uma solução completa para organizar e evoluir a rotina comercial da sua empresa!

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